O valor das empresas não é estático, ficando sujeito às oscilações verificadas em determinadas variáveis, prevalecendo o subjetivo face ao objetivo.
De forma a ajudar os nossos clientes a compreenderem o valor das suas empresas e negócios, disponibilizamos um serviço de avaliação proporcionado e desenvolvidos por profissionais com elevada experiência e dotados de skills próprias nesta área.
Assim, a avaliação de empresas e negócios consiste no processo usado para apurar do valor de uma determinada entidade, seja ela comercial, industrial, de serviços ou ainda de investimento, que tem como intuito exercer uma atividade económica.
Obviamente, que o valor das empresa é influenciado por um conjunto de variáveis distintas:
A avaliação pode ter âmbito e extensão variados, como seja:
Quanto aos objetivos, a avaliação pode ser efetuada para fundamentar:
Logo, existe hoje em dia uma enorme e variada diversidade de situações em que é exigida uma opinião independente e desapaixonada sobre o valor de determinada entidade, ativo ou negócio. Cada caso implica uma abrodagem diferente e um conhecimento profundo das técnicas e metódos de avaliação a utilizar.
Os nossos especialistas focalizam a sua atuação consoante o objetivo e os destinatários da avaliação (entidades oficiais, tribunais, entidades reguladoras, accionistas, investidores, entre outros), utilizando para tal o metódo mais apropriado.
Avaliam-se individualmente os ativos e os passivos da entidade, incluindo os não contabilizados (ativos e passivos contingentes), utilizando-se um determinado critério de valorimetria para cada um deles.
Nesta ótica de avaliação podem ser utilizados vários critérios, nomeadamente o valor de liquidação, o valor contabilístico, o valor de substituição e o justo valor de mercado.
Nesta ótica de avaliação, também designada por avaliação relativa ou por múltiplos, toma-se por base empresas comparáveis que estejam cotadas ou que tenham sido recentemente transacionadas, e usam-se as cotações ou os preços de transação como base comparativa para a empresa ou negócio a avaliar.
Nesta ótica de avaliação considera-se que o valor da empresa depende dos rendimentos futuros que pode gerar, os quais são atualizados ao momento em que é efetuada a avaliação.
Poderão ser utilizados vários métodos, destacando-se:
João Gomes | Partner de Avaliações
Célia Nogueira
João Nunes
Jorge Pires