Já preparou a entrega do seu IRS? Evite esse transtorno.

2018-02-22


A entrega do IRS em 2018, referente aos rendimentos auferidos em 2017, é feita entre 1 de abril e 31 de maio de 2018, independentemente da categoria de rendimentos do contribuinte.

Para além de uma data única para a entrega de todas as declarações, este ano é obrigatório fazer a entrega via internet, deixando de ser possível a entrega do IRS em papel.

Os contribuintes devem dispor de senha pessoal de acesso, a qual pode ser solicitada, no endereço eletrónico www.portaldasfinancas.gov.pt.

Algumas notas importantes:

  • se tiverem auferido rendimentos no estrangeiro, os contribuintes residentes em Portugal terão que preencher o Anexo J;
  • os contribuintes que tiverem benefícios fiscais, deduções à coleta, acréscimos por incumprimento de requisitos ou rendimentos totalmente isentos, sujeitos a englobamento, deverão apresentar o anexo H;
  • a entrega do IRS com atraso implica o pagamento de multas;
  • se o contribuinte tiver direito a reembolso do IRS, consta-se que este poderá ser feito no prazo de 20 a 25 dias, não obstante o prazo legal ser até 31 de agosto;
  • no que respeita à tributação separada de casais, que é atualmente o regime regra, pois a tributação conjunta é opcional, cada elemento do casal só poderá deduzir na sua declaração as próprias despesas (identificadas com o seu NIF) e metade das dos dependentes.

Se necessita de ajuda na preparação do seu IRS, tenha em mente que a Moneris tem especialistas fiscais em mais de 20 escritórios em todo o país. A nossa proximidade, aliada ao nosso expertise, fazem da Moneris o seu parceiro na hora de tratar da entrega do seu IRS.

Contacte o seu gestor Moneris ou fale connosco através do email comite.fiscal@moneris.pt.